Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

ECO-AULAS DA RESINORTE
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/05/23489 leram | 0 comentários | 180 gostam
Decorreram, de 9 a 17 maio, as ECO-AULAS para os alunos dos 5º e 8º anos, na Biblioteca da escola, dinamizadas pela engª Marisa da Resinorte, no âmbito do Programa Eco-Escolas.
Estas aulas têm como objetivo sensibilizarem os alunos para a educação ambiental, promovendo a separação multimaterial e o incentivo da população escolar para a concreta separação e valorização dos resíduos urbanos.
São resíduos recicláveis as embalagens que foram devidamente separados por categorias e que são depositados nos ecopontos ou ecocentros. Dentro desta categoria existe o papel, o vidro, o plástico, o metal e os denominados resíduos especiais (equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas, pneus, resíduos metálicos e óleos alimentares).
São resíduos orgânicos os de origem vegetal ou animal que se decompõem naturalmente. Podem ser todos os restos de comida, borras de café, pratos e copos de papel, aparas de relva e ervas, folhas e ramos pequenos.
Foi feita uma chamada de atenção para os OLEÕES, que já vão existindo. A escola recolhe os óleos alimentares usados (OAU) para que não sejam colocados no contentor de resíduos indiferenciados ou lançados nos sistemas de drenagem de águas residuais. Esta ação provoca a poluição da água, do solo e a obstrução dos filtros que existem nas ETAR dificultando o seu funcionamento. Neste sentido, a RESINORTE, em alguns dos seus ecocentros, dispõe de oleões onde é possível depositar óleos alimentares usados, pretendendo alargar a sua rede a todos os ecocentros bem como a outros locais. Os OAU são depois transformados para dar origem a biocombustíveis.
Esta ECO-AULAS também vão ser facultadas aos alunos do pré-escolar, pois lá diz o ditado “de pequenino se torce o pepino”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe