Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

25 abril-Processo Revolucionário e Reforma Agrária
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/05/22636 leram | 0 comentários | 139 gostam
No dia 27 de abril, os alunos do 9º ano desencadearam e participaram num conjunto de atividades relacionadas com o período pós-revolução do 25 de abril de 1974, ...
dias exaltantes e únicos na História de Portugal, sob a orientação das docentes de História.
O PREC (Processo Revolucionário em Curso) e a Reforma Agrária foram bem ilustrados e explicados à comunidade escolar, através da publicação do jornal PREC e da pintura de murais, num projeto coletivo que procurou recuperar algumas das palavras de ordem e imagens simbólicas deste período.
Vestidos a rigor e munidos de fortes palavras de ordem bem como das intimidatórias alfaias agrícolas, os alunos simularam a ocupação de uma herdade alentejana, para a comunidade educativa, que assistiu com curiosidade. A música e os temas da época acompanharam este evento, tendo ainda contado com a participação da turma C do 5º ano, que interpretou a “Grândola Vila Morena”. Os alunos, Miguel Freitas e Rui Gonçalves do 9ºE, interpretaram o tema, “A liberdade” de Sérgio Godinho, à guitarra elétrica e bateria, tendo reunido à sua volta inúmeros colegas que, entusiasmados, teimavam em não arredar pé de tão surpreendente prestação.
A publicação do jornal permitiu aos alunos terem uma experiência jornalística e ao mesmo tempo dar a conhecer os trabalhos dos mesmos e divulgá-los.
À tarde decorreu a Palestra proferida pelo Dr. Manuel Teixeira sobre “A Guerra Colonial – A Guerra da Guiné”, na Biblioteca da escola, com a participação de ex-combatentes do ultramar e membros da Liga dos Combatentes da delegação de Braga.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe