Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

A nossa escola foi à RoboParty na UMinho
Por José Fonseca (Professor), em 2016/05/01905 leram | 0 comentários | 196 gostam
As alunas Mariana Dinis (9C), Letícia Fonseca (8B) e os professores de TIC Carlos Silva e André Borges formaram uma das 144 equipas que participou na RoboParty, nos dias 17, 18 e 19 de março, que decorreu na Universidade do Minho.
O pavilhão estava organizado em mesas de trabalho, ficando 4 equipas em cada mesa. A nossa escola ficou numa mesa com mais três equipas da Escola Básica 23 João de Meira de Guimarães. Durante o evento, cada equipa teve de construir um robô que foi fornecido em peças, sendo necessário soldar os diversos componentes eletrónicos e, posteriormente, proceder à programação para que o robô participasse de forma autónoma nas provas de seguimento de linha (corrida), obstáculos e dança. O evento funcionou 24h/dia, tendo sido possível pernoitar no pavilhão, em sacos cama (não foi o nosso caso). Durante o evento, foram ministradas pequenas formações tornando a tarefa da construção e programação do robô bastante acessível e, ao mesmo tempo, divertida.
Assim, no primeiro dia, quinta-feira, foi dada uma curta formação (para aprenderem a dar os primeiros passos em Eletrónica, programação de robôs, e construção mecânica), depois foi entregue um KIT robótico BotNRoll ONE, que teve de ser montado pela Mariana e a Letícia, mas os professores também deram uma ajudinha :)
O segundo dia, sexta-feira, foi dedicado à programação do robô para participar nas provas de competição. Da parte de tarde, já puderam participar na prova de obstáculos. Correu muito bem, pois o robô completou a prova em 37 segundos.
No sábado de manhã, houve a prova de seguimento de linha (o robô teve de percorrer duas voltas e um circuito fechado, seguindo uma linha preta num fundo branco, no menor tempo possível) e o nosso robô fez o excelente tempo de 26 segundos. De tarde, houve a prova de dança em que as quatro equipas de cada mesa tiveram de elaborar uma coreografia de dança, escolher uma música e enfeitar os robôs. Nesta fase, os alunos tiveram apenas alguma ajuda na parte de enfeitar os robôs tendo o resto ficado a cargo deles. Desta forma, ao som da música da Ovelha Choné, os robôs lá fizeram a coreografia.
No final, as alunas e os professores estavam cansados, mas muito felizes e o melhor foi que a nossa escola ficou com o robô. Se o quiseres ver em ação podes aparecer na escola, a 4 de junho (sábado de tarde), no dia do Agrupamento, onde o robô fará algumas habilidades. O local será o Laboratório de Ciências.
O professor Carlos e o professor André vão dinamizar o Clube de Robótica a iniciar no próximo ano letivo. Se te interessas por estes assuntos da robótica deves falar com eles :)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe