Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Visita ao Pavilhão da Água e ao Museu de Serralves
Por José Fonseca (Professor), em 2016/04/21732 leram | 0 comentários | 184 gostam
Os alunos do 8º ano de escolaridade efetuaram uma visita de estudo, nos dias 11 e 15 de abril, ao Pavilhão da Água do Porto e ao Museu de Serralves.
As visitas efetuaram-se em desdobramento, dividindo os alunos por turnos para realizarem as visitas ora de manhã ora de tarde.
O Pavilhão da Água, proveniente da Expo 98, é o espaço perfeito para os alunos experimentarem a importância da água e as suas aplicações diárias, lúdicas e científicas. Através de um conjunto de experiências interativas formam um conjunto de jogos de cor, luz e som que produzem efeitos, simulam acontecimentos e explicam fenómenos através da água, única fonte de energia das experiências. Os alunos puderam compor música, ver imagens em três dimensões através de ilusões de óptica, assistir à formação de um tornado e de um ciclone, observar o comportamento das ondas, ver jactos de água de diferentes formas e aprender as diferentes fases do ciclo da água e quais as melhores formas de a utilizar racionalmente, etc …
A Fundação de Serralves, localizada no Parque de Serralves na cidade do Porto, onde está instalada a Casa de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, permitiu aos alunos apreciar algumas obras de arte que fazem parte de uma das mais importantes coleções de arte americana e europeia da segunda metade do século XX (THE SONNABEND COLLECTION), representando alguns dos movimentos fundamentais da arte ocidental dos nossos dias. A exposição inclui 61 pinturas, esculturas e instalações de 1956 à atualidade, da autoria de 43 artistas, a maioria apresentada pela primeira vez em Portugal.
Para além do Museu de arte contemporânea, que se define por uma articulação harmoniosa entre diferentes elementos arquitetónicos e o ligeiro declive do terreno onde o edifício está implantado, os alunos puderam ainda apreciar a Casa e o Parque de Serralves. A Casa de Serralves é um exemplar único da arquitetura Art Déco que remonta aos anos 30 do século XX. Na visita guiada pelo parque de Serralves, os alunos ficaram maravilhados com a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo composto por vegetação autóctone e exótica, que inclui cerca de 4000 exemplares de plantas lenhosas, representando sensivelmente 200 espécies e variedades.
Devido à água que caía do Céu, o almoço convívio realizou-se no NorteShopping.
Foram dois dias de muitas descobertas que contribuíram para a consolidação de aprendizagens e proporcionaram muitas emoções e alegrias.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe