Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Olimpíadas de Química Júnior – UMinho Braga 2016
Por José Fonseca (Professor), em 2016/04/19465 leram | 0 comentários | 248 gostam
O Departamento de Química da Universidade do Minho recebeu a 9 de abril, no Campus de Gualtar, em Braga, as Olimpíadas de Química Júnior (OQJ), que envolveram 90 alunos provenientes de 30 escolas do Minho.
A Escola Básica das Taipas esteve representada pela equipa dos “Triatómicos” e era constituída pela aluna Ana Catarina Machado (8ºG) e os alunos Paulo Jorge Ferreira (9ºC) e João Martinho (9ºA). As professoras Clara Ramos e Mariana Monteiro acompanharam a equipa.
As OQJ são um concurso entre equipas de três alunos provenientes de diferentes escolas do Minho. As equipas têm que efetuar uma prova teórica com questões relacionadas com imagens, filmes e/ou animações projetadas e uma prova de laboratório com questões baseadas na observação de montagens experimentais. As provas são apresentadas sob a forma de charadas, puzzles, concursos, jogos de pistas e demonstrações.
As OQJ são organizadas conjuntamente com a Sociedade Portuguesa de Química, pretendem dinamizar o estudo e o ensino da Química nas Escolas Básicas, despertar o interesse por esta ciência, bem como cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade.

Segundo a Comissão Organizadora das OQJ, os alunos da Escola Básica das Taipas tiveram uma participação brilhante nas Olimpíadas de Química Júnior 2016. A equipa “Triatómicos” ficou em quarto lugar ex-aequo com as restantes equipas.


Comentários

Escreva o seu Comentário