Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

“1os S: Desobstrução das vias respiratórias e PSL"
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/04/18213 leram | 0 comentários | 66 gostam
A 13 e a 21 de abril, as enfermeiras Elizabeth e Cristina da UCC Sol Invictus dinamizarão uma ação de formação subordinada ao tema “Desobstrução das vias respiratórias/ PLS ”, para os alunos do 9ºano.
A 13 de abril vieram as turmas dos 9ºC e 9ºA que aprenderam as medidas de atuação geral face a um acidente em que as vias aéreas estão obstruídas. Aprenderam os procedimentos a ter quando as pessoas estão, por exemplo, engasgadas- três palmadas nas costas entre as omoplatas (movimento para cima) e,se não resolve, aplicar a manobra de Heimlich.
A pessoa a aplicar a manobra deverá posicionar-se atrás da vítima, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre a cicatriz umbilical e o osso esterno. Com a outra mão, deverá segurar o seu punho e puxar ambas as mãos na sua direção, com um rápido empurrão para dentro e para cima a partir dos cotovelos. Deve-se comprimir a parte superior do abdómen contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio. É essencial repetir-se a manobra acerca de cinco a oito vezes. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio. Caso a vítima fique inconsciente, a manobra deve ser interrompida e deve ser iniciada a reanimação cardiorrespiratória- Posição Lateral de Segurança e procedimentos de suporte básico de vida.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário