Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Semana da Proteção Civil
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/04/18447 leram | 0 comentários | 172 gostam
DE 5 a 22 de abril, está patente no polivalente da Escola Básica das Taipas, a exposição de trabalhos do pré-escolar e do 1º ciclo, subordinada ao tema “Segurança- responsabilidade de cada um, tarefa de todos”.
Na Semana da Proteção Civil, cujo dia se comemora a 1 de março, o CPC solicitou a todas as escolas do pré e do pri do AET que fizessem a abordagem de uma das temáticas referenciadas no RERisco (Referencial do Risco do Ministério da Educação) e depois que cada turma produzisse um trabalho ilustrativo do tema abordado nesse dia, em folha A3, subordinado ao título “Gestos que salvam!”. Propôs-se que, no 1º ciclo, viesse, no mínimo um trabalho por escola e, no máximo, um por turma. Nos jardins, obrigatoriamente, um trabalho por turma deveria estar representado na exposição , no Polivalente.
Para a elaboração do trabalho, foi-lhes fornecido o link:

http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/educacao_Risco/documentos/referencial_risco.pdf

Colaboraram nesta exposição dos os jardins de infância (Pinheiral, Charneca, Vieite, Igreja, Agrolongo, Longos) e, apesar do 1º ciclo ter sido convidado a participar e lhe ter sido material nesse sentido, participaram todas as escolas exceto Charneca, Pinheiral e Vieite.

O Referencial de Educação para o Risco (RERisco), destinado à Educação Pré-Escolar, ao Ensino Básico e ao Ensino Secundário, em conformidade com o estipulado no Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 91/2013, de 10 de julho, propõe-se contribuir para a concretização da educação para o risco, no quadro da Educação para a Cidadania: na sua dimensão transversal; no desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuam para a formação pessoal e social dos alunos; na oferta de componentes curriculares complementares, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Só estes ciclos (pré-escolar e 1º ciclo) trabalharam o referencial, porque só eles tinham a atividade prevista no PAA.
Nos 2º e 3º ciclos, cada aluno representante do CPC, leu um texto, na aula de OC, sobre “Gestos que salvam”.
Temos de incutir nos alunos o hábito de participarem nas atividades, principalmente nas que são propostas pelo AET, e mostrar-lhes que a escola não se reduz ao currículo.
Aliás, esta é a política do atual governo: uma escola ativa, participativa e empenhada em múltiplos projetos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe