Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

25 Abril- Leitura encenada "Livre com um livro"
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/04/18569 leram | 0 comentários | 173 gostam
Alunos assinalaram o Dia da Liberdade, a 16 de abril, na Plataforma das Artes. Câmara de Guimarães ofereceu livros para as bibliotecas escolares dos estabelecimentos de ensino participantes.
A Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade recebeu uma sessão de leitura encenada protagonizada por alunos de uma dezena de agrupamentos de escolas do concelho de Guimarães, no âmbito da iniciativa “Livre com um Livro”, organizada pelo Núcleo de Estudos 25 de Abril, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e com o Serviço Educativo da cooperativa “A Oficina”.
Este ano, sob a orientação do ator e professor de teatro Paulo Calatré, jovens da Escola Secundária das Taipas e dos Agrupamentos de Escolas de Briteiros, Arqueólogo Mário Cardoso, Afonso Henriques, Egas Moniz, Francisco de Holanda, Virgínia Moura, Taipas e Professor Abel Salazar emprestaram voz à obra “Os Memoráveis”, de Lídia Jorge, num evento que se realiza pelo terceiro ano consecutivo e que pretende assinalar, junto das gerações mais novas, a implementação da Liberdade em Portugal.
As aulas que representaram a nossa escola foram a Daniela Macedo e a Djany Monteiro do 9ºC.
 «Esta sessão foi um momento memorável, protagonizado por grupos de alunos que nos relembraram, a partir das palavras de Lídia Jorge, os valores de Abril, a alegria, a Liberdade, a amizade e o milagre desse dia que merece ser mantido na memória de todos nós. A Liberdade e a leitura andam de mãos dadas! Ser livre implica saber mais, ser mais participativo, ter opiniões e isso constrói-se com a leitura», disse Adelina Paula Pinto, Vereadora do Município de Guimarães, com competências delegadas na área da Educação.
 No final do espetáculo realizado na Plataforma das Artes, como reconhecimento do envolvimento, nível qualitativo e participação da comunidade escolar, a Câmara Municipal de Guimarães, através da Biblioteca Municipal Raul Brandão, procedeu à oferta de livros com o objetivo de enriquecer o acervo das bibliotecas escolares dos estabelecimentos de ensino participantes nesta iniciativa.
                                             (Câmara Municipal de Guimarães)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe