Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

“Primeiros Socorros/ Suporte Básico de Vida”
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/04/07227 leram | 0 comentários | 88 gostam
No dia 18 de março, as enfermeiras Elizabeth e Cristina da UCC Sol Invictus dinamizaram uma ação de formação subordinada ao tema “Primeiros Socorros/ Suporte Básico de Vida”, para PESSOAL DOCENTE.
Foram 18 os formandos que ficaram a saber o que deve conter uma caixa de primeiros socorros, as medidas de atuação geral face a um acidente, os riscos potenciais que o socorrista pode correr, o que fazer à vítima, a quem telefonar (112- número europeu de emergência, chamada gratuita e acessível em qualquer ponto do país, a qualquer hora do dia) e o que dizer.
Depois aprofundaram-se algumas situações tipo dos primeiros socorros, alertando as pessoas para o que devem fazer e, acima de tudo, para o que não devem fazer, como: febre, fratura, luxação e entorses, hemorragia nasal, feridas, queimaduras, desmaio, convulsões, corpos estranhos (nariz, olhos, ouvidos).
Focou-se ainda a PLS (posição Lateral de Segurança), quando a vítima está inconsciente mas respira e o SBV (Suporte Básico de Vida), quando a vítima não responde e não respira, necessitando de massagem cardíaca e ventilação.
Seguiu-se uma sessão prática com todos os assistentes operacionais a realizarem corretamente SBV na boneca do Equipa de Saúde Escolar- Little Ann e no boneco da EB –Little John, que se foram recusando a recuperar a consciência apesar das trinta massagens e duas insuflações continuadas. Como foi feito o pedido de ajuda ao 112, viemos depois a saber que recuperaram e estão prontos para recomeçarem as suas funções.
Os professores responderam a um teste pré-formação e voltaram a fazê-lo pós-formação, assim tirando dúvidas e verificando o que tinham respondido errado.
A formação tinha como objetivos: conhecer os elos da cadeia de sobrevivência, reconhecer uma vítima em paragem respiratória, aplicar as medidas universais de proteção e garantir condições de segurança, realizar corretamente SBV reconhecendo a importância dos pedidos de ajuda.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário