Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

VII EDIÇÃO DAS PALAVRAS ANDARILHAS
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/04/06339 leram | 0 comentários | 86 gostam
A VII edição das PALAVRAS ANDARILHAS assegurou, à semelhança dos anos anteriores, a animação da quinta-feira, 17 de março, da Semana da Leitura-2016 da Escola Básica das Taipas.
Esta atividade, que contou com a participação de uma dezena de alunos do 3ºciclo, visitou, no turno da manhã e da tarde, as salas de aulas, a biblioteca, a sala dos professores, a direção e os serviços administrativos desta escola, com dramatizações de textos de diversos autores nacionais e estrangeiros (com apresentações nas línguas inglesa, francesa e espanhola).
As Palavras Andarilhas são uma atividade da responsabilidade do Departamento de Línguas, coordenada pelo Plano Nacional de Leitura, que, contando com o contributo voluntário dos alunos e professores de línguas, proporcionam à comunidade escolar uma revisitação a diversos autores, que vão rodando de ano para ano.
Essa revisitação consiste, essencialmente, na apresentação do perfil de cada autor ou de uma passagem de uma das suas obras, juntamente com a dramatização de um texto, tentando, na medida do possível, reproduzir a ambiência da época em que viveu cada um deles.
         A Semana da Leitura consubstancia-se numa atividade transversal a várias disciplinas e destina-se a todos alunos dos diversos ciclos do agrupamento, sendo emanada do Plano Nacional de Leitura e tendo por objetivo desenvolver atividades culturais, com particular destaque para aquelas que estão diretamente relacionadas com a leitura, de entre as quais, no segundo e terceiro ciclos, se destacam os “concursos internos de leitura expressiva”, “as palavras andarilhas” e “once upon a time”.
A organização da Semana da Leitura resulta de uma parceria entre PNL/DL e BECRE, sendo os respetivos coordenadores os principais responsáveis por esta atividade.
Como recursos, utilizaram essencialmente livros, computadores, internet, o sítio PNL na Moodle2, diversos adereços e a biblioteca, entre outros.

  
  

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe