Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

REFUGIADOS – SEM COMENTÁRIOS
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/04/06318 leram | 0 comentários | 96 gostam
A atividade Exposição “REFUGIADOS – SEM COMENTÁRIOS” decorreu na Escola Básica das Taipas, de 15 de março a 6 de abril. (Ver Iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”).
Os destinatários foram os alunos do 3º ciclo, especialmente os do 9º ano que,
Participaram com empenho e com boa divulgação de Geografia na comunidade educativa.
Os objetivos foram alcançados: Formular e responder questões de natureza geográfica; compreender as causas e consequências das migrações; compreender os grandes fluxos migratórios mundiais; sensibilizar para a problemática dos refugiados atuais; compreender a representação da realidade.
A completar esta iniciativa surgiu da Direção Geral da Educação a Iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”, uma forma de sensibilização, mobilização e educação para a cidadania, que pretende demonstrar às crianças e aos jovens as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra.
Na nossa Escola, pretende-se que a ação decorra durante a aula de Oferta Complementar (OC), com início no dia 6, na qual será exibido um/vários vídeo(s), mostrando o pouco que os refugiados transportam consigo. Nos dias seguintes a esta iniciativa, cada aluno deverá ser desafiado a levar a sua mochila com os bens que transportaria se estivesse no lugar de um refugiado (através de imagens ou, se possível, em formato físico), devendo depois partilhar a razão das suas escolhas. “
Os DT poderão optar por mostrar os vídeos gravados numa PEN que estará disponível junto do funcionário de cada pavilhão ou usar os links que abaixo se indicam.

1. O que os refugiados trazem consigo numa mochila:
https://www.youtube.com/watch?v=heDm_-ZNCMs

2. Coleção “Onde dormem as crianças refugiadas”:

http://darbarnensover.aftonbladet.se/chapter/english-version/ https://www.youtube.com/watch?v=E_kP2jMzn24

3. E se Londres fosse bombardeada como a Síria:

https://www.youtube.com/watch?v=fSIpARmq2WI

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe