Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Dia da Proteção Civil- 1 março-“GESTOS QUE SALVAM"
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/03/02549 leram | 0 comentários | 297 gostam
Durante esta semana e com o intuito de lembrar o "Dia da Proteção Civil" os alunos do Clube farão uma sensibilização à turma (em todas as turmas) sobre "GESTOS QUE SALVAM: Salva a vida dos outros, outros salvarão a tua".
DIA DA PROTEÇÃO CIVIL – 1 de março 2016

Boas para todos!
Como sabem, todos os anos assinala-se a 1 de março o Dia da Proteção Civil, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) .
A Educação para o Risco é hoje reconhecida como uma componente da formação da criança e do jovem que importa desenvolver desde os primeiros anos de vida. A escola tem um papel fundamental neste processo, enquanto interveniente privilegiado na mobilização da sociedade, proporcionando e promovendo dinâmicas e práticas educativas que visam, no espetro mais amplo da educação para a cidadania, a adoção de comportamentos de segurança, de prevenção e gestão adequada do risco.
Assim, o Clube da Proteção Civil desenvolve, ao longo do ano, atividades com o objetivo de contribuir para a formação pessoal e social dos alunos, em articulação com o projeto educativo do agrupamento.
O tema por nós escolhido “GESTOS QUE SALVAM: Salva a vida dos outros, outros salvarão a tua” visa relembrar como proceder com as vítimas em caso de acidente rodoviário.
Assim, em caso de acidente deves proceder da seguinte forma:

* Age com rapidez, mas se não tiveres preparação em primeiros socorros, não mexas na vítima. (Os primeiros socorros mal prestados podem ocasionar lesões ou agravar as já existentes);
* Só numa situação de incêndio deves tentar retirar uma pessoa encarcerada, caso contrário, não o faças;
* Não tires o capacete a um motociclista acidentado;
* Não lhe dês de beber ou comer;
* Fala com a vitima e reconforta –a;
* Certifica-te que estás em segurança (veste o colete protetor, coloca o triângulo de emergência, pede a alguém para fazer sinal aos outros condutores para reduzir a velocidade) e liga o 112.
* Indica o local exato do acidente ou um ponto de referência;
* Indica o sexo e a idade aproximada da vítima;
* Segue as instruções dadas ao telefone, pelos profissionais de saúde, até chegar o INEM;
Evita comportamentos de risco que poderão originar acidentes.
Segue os nossos conselhos!!!
Obrigado por dares um contributo para uma sociedade mais segura!

                                                        Os elementos do CPC


Comentários

Escreva o seu Comentário