Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

“Resinorte Portas Abertas” - Visita de estudo UPRA
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/02/241397 leram | 0 comentários | 831 gostam
Uma Visita por um mundo melhor
Os alunos do 6º ano da Escola Básica das Taipas, sobre orientação das professoras de Ciências Naturais, fizeram uma visita ao polo de Riba de Ave da Resinorte, nos dias 18, 19 e 20 de janeiro.
A tarde apresentava-se solarenga e pelas 14:30, os alunos tomaram os seus lugares nos autocarros para fazerem uma visita de estudo à Resinorte. A viajem foi rápida e o grupo foi recebido pela engenheira Marisa. Esta responsável fez uma apresentação sumária da empresa. A Resinorte é uma empresa intermunicipal (35 câmaras) que se dedica à triagem, à recolha, tratamento e valorização dos resíduos sólidos e urbanos do norte central do nosso país. Serve uma população de cerca de 1 milhão de habitantes e procede 350 mil toneladas de resíduos por ano. A empresa tem instalados 4 mil ecopontos de recolha cujos resíduos são processados em 17 ecocentros. A Resinorte transforma o lixo orgânico em adubos utilizados na agricultura. Também têm 6 aterros sanitários que produzem biogás. Ao longo da visita os alunos atentaram no processo de separação dos resíduos manualmente ou de forma automática, o que leva a um gasto de meio milhão de euros de energia.
A visita terminou com os alunos a observarem os diferentes resíduos recolhidos já ao longo devidamente separados, tratados e compactados. Ao longo da visita, os odores nem sempre foram os mais agradáveis, no entanto, todo o bem que lá se faz pelo ambiente compensa o tal “cheirinho”.
“Gostei muito da visita, da forma como foi organizada. Foi importante compreendermos tudo o que podemos fazer para um ambiente melhor. É importante sensibilizar e incentivar as pessoas para a separação dos resíduos domésticos. Pelo ambiente, todos contamos”. – Referiu Francisco Mato do 6ºB.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe