Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Hipertensão e Ervas Aromáticas
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2012/05/314371 leram | 0 comentários | 306 gostam
Olá, Comunidade Educativa!
Somos as turmas do 6ºA e 6ºC e vimos partilhar com vocês o trabalho desenvolvido com as nossas professoras de Ciências da Natureza,
no âmbito da formação “A Educação em Ciências e o contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente”, a qual decorreu no período compreendido entre os meses de outubro e maio na nossa escola.
Vamos contar-vos como teve origem o projeto da nossa Horta Vertical, o qual desenvolvemos com muito empenho e dedicação.
Começámos por uma situação problema da nossa Sociedade: A hipertensão atinge um grande número de portugueses. Como é que os hábitos alimentares podem ajudar a diminuir esse problema?
Encontrámo-la depois de todo um conjunto de trabalhos realizados, com inicio em novembro. Fomos ao encontro dos nossos vizinhos e familiares, com idades superiores a 50 anos, e fizemos um levantamento de dados referentes à hipertensão arterial, nomeadamente, periodicidade com que mede a tensão arterial, onde mede a tensão arterial, tipo de tensão arterial, se tem acompanhamento médico e se toma medicação para a tensão.
Dos 109 inquiridos, 61% possuíam hipertensão arterial, mas ficámos contentes por saber que 97% tinham acompanhamento médico e 96% tomava medicação.
Para nos ajudar a compreender este problema de saúde pública e nos tornarmos mais conscientes e intervenientes, as nossas professoras apresentaram-nos um questionário que nos levou a explorar artigos de revistas e pesquisa de informação sobre os quais nos debruçámos e apresentámos os resultados à turma.
Ficámos então a pensar… O que podemos fazer para alterar os hábitos alimentares? Que conselhos daríamos a um hipertenso para melhorar a sua alimentação?
Eureka… Encontrámos a resposta: “Reduzir o sal substituindo-o por temperos naturais (salsa orégãos, hortelã, coentros, segurelha, hortelã, malagueta…);”
Foi daí que surgiu a ideia da construção da horta vertical, pensando mesmo naqueles que inquirimos e viviam em apartamentos.
Começámos pela construção de vasos por reutilização de garrafas de plástico, seguida da montagem da horta de aromáticas, preparação dos vasos, sementeira, plantação…
Todos os dias, vamos visitá-las e, sempre que necessário, regámo-las e, como estão a ser tratadas com muito carinho, não param de crescer…crescer.



  
  
  
  
  
  
  
  
    
    
    
    
    
    
    
    
  

  

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe