Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Deputado Socialista Luís Soares na EB Taipas
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/01/13404 leram | 0 comentários | 106 gostam
No dia 11 de janeiro, pelas 10h, o deputado Luís Soares deslocou-se à Escola Básica das Taipas, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens, para falar aos alunos sobre as funções, organização e funcionamento do Parlamento.
O diálogo com os alunos foi muito esclarecedor, tendo focado os assuntos propostos no PPT: quais os órgãos de soberania da república; distribuição dos três poderes do estado: deliberativo (assembleia da república), executivo (governo) e judicial (tribunal); quais as funções principais do Parlamento; mandato da A.R.; número de deputados e círculos eleitorais…
O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela AR, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade, sendo que todas as Escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar. O tema para o 3º ciclo deste ano é “Racismo, preconceito e discriminação”. A seguir a uma 1ª fase na escola (com a eleição dos deputados), segue-se a fase distrital, culminando com a realização de duas sessões nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. No fim, os alunos escolhem o tema que será tratado no ano seguinte.
Falando já a propósito do tema deste ano, Luís Soares apresentou aos alunos um pequeno vídeo sobre o tema que foi feito para comemorar os 50 anos da Declaração dos Direitos do Homem.
Seguiu-se um interessante brainstorming sobre o tema, levando os alunos a associar às palavras indicadas, os países onde esse conceito existia ou tinha existido., como por exemplo a racismo e o apartheid na África do Sul, e a discriminação do género ainda existente nas sociedades atuais, onde apenas 6% das empresas têm mulheres no Conselho de Administração, onde as mulheres são preteridas em muitos postos de trabalho, onde para iguais tarefas auferem salários mais baixos…
Como agradecimento, a escola ofereceu ao deputado fotocópias encaixilhadas dos documentos do seu percurso escolar neste estabelecimento de ensino.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário