Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

600 anos da Conquista de Ceuta
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/12/07612 leram | 0 comentários | 158 gostam
No dia 30 de novembro, os docentes de História e Geografia de Portugal e História dos 2º e 3º ciclos e os seus alunos, levaram a cabo um conjunto de atividades subordinadas ao tema “Evocação dos 600 anos da Conquista de Ceuta”.
Foi feito um convite a toda a comunidade escolar, não só para assistirem à procissão de despedida dos navegadores, como também para visitarem a exposição de trabalhos dos alunos e degustarem os doces quinhentistas.
No exterior, concretamente no átrio da escola, esteve exposta uma construção da parte lateral da Caravela Latina.
No polivalente, alunos e convidados visitaram a exposição de ilustrações, registos cronológicos, biografias, documentos, mapas, desenhos de batalhas e de grandes heróis e mostra de gastronomia do século XV.
Foram ainda feitas pequenas representações de episódios dos Lusíadas: Despedidas de Belém e O Velho do Restelo, bem como a leitura encenada da biografia do Infante D. Henrique, pelos alunos dos 8º e 9º anos, respetivamente.
A entusiasta e divertida participação dos alunos do 5º ano vestidos a rigor, que, na procissão noturna, acompanhados apenas pela luz das velas e pelo murmúrio ritmado das rezas, partiram do modelo da caravela quinhentista até ao interior do polivalente, onde os colegas do 9º ano fizeram a leitura encenada dos dois episódios dos Lusíadas.
No final, pais, alunos e professores, não se esqueceram de retemperar forças e contrariar o frio húmido da noite marítima, com um chá oriental, alguns bolos e iguarias, aos quais a cana-de-açúcar e a canela deram o sabor doce e enigmático das viagens orientais, tendo sido do agrado de todos.
                                                 Texto da prof. Rosário Abrantes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe