Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

"Lancheira saudável"
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/11/05766 leram | 0 comentários | 159 gostam
A biblioteca escolar, em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde, desenvolveu a atividade “Lancheira Saudável” , no dia 3 de novembro, 3ªfeira, pelas 18.00h, na EB das Taipas, para pais/ encarregados de educação.
Esta atividade foi dinamizada pela nutricionista Dra. Helga Teixeira e teve a participação de um grupo de alunos do 5º ano que participou numas gravações feitas no Intermarché e na escola, apresentando algumas situações sobre “compras” saudáveis e a fuga aos almoços na cantina, um dos problemas que a escola enfrenta e com o qual tem vindo a lutar. Os pais pagam os almoços e depois os jovens não os vão comer.
Tendo como objetivos contribuir para uma alimentação saudável das nossas crianças e desmistificar conceitos sobre alimentação, aos pais foi colocado o desafio de, dois a dois, escolherem entre os alimentos colocados em três mesas um lanche saudável para os filhos levarem para a escola. Foi uma atividade essencialmente prática com a análise do que tinham colocado nas lancheiras, o que estava correto e o que estava errado.
Seguiu-se um período de colocação de questões à nutricionista, incidindo as mesmas sobre certos mitos sobre a alimentação que nos assaltam diariamente quer através da imprensa quer através da Internet. Tudo não passa de boatos, a maior parte das vezes sem fundamento, e alimentados por empresas ou outras entidades com interesses específicos que não têm nada a ver com a alimentação.
Nó final houve um pequeno lanche convívio só com alimentos saudáveis, desde que comidos com conta, peso e medida.
Foi uma atividade interessante que contou com a presença de uma vintena de pais, o que superou as expectativas. Ainda assim, numa próxima oportunidade, as promotoras da atividade esperam que o número de participantes seja ultrapassado.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe