Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

PINHEIRAL ENTREGA BANDEIRA DA ROTA
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/11/05620 leram | 0 comentários | 192 gostam
Associada à efeméride da entrega das bandeiras verdes está a celebração do Eco-Escolas em Portugal. A bandeira da Rota dos 20 foi-nos entregue pela EB do Pinheiral (uma das escolas do Agrupamento, também ela Eco-Escola), no dia 23 de outubro.
A rota das Eco-Escolas transformou-se na “ROTA DOS 20”, uma cerimónia que pretende a participação ativa das crianças e alertar para a mobilidade sustentável dos jovens na procura e proposta de soluções. A Rota dos 20 pretende chegar a todas e cada uma das Eco-Escolas em Portugal.
Os “Testemunhos da Rota” contêm três elementos: o “Pergaminho” onde cada Eco-Escola colocou pelo menos uma sugestão e um compromisso para a melhoria da mobilidade, uma “Bandeira” assinada por todos os intervenientes no Programa Eco-Escolas do distrito de Braga, um “Livro das Escolas” onde cada escola colocará/ colocou mensagens sobre o que é para si ser Eco-Escola, e um “Livro dos Municípios” que se destina a recolher ideias, sugestões e mensagens sobre o projeto e sustentabilidade. Esta passagem de testemunhos que decorrerá /decorre em 20 regiões (18 distritos e 2 regiões autónomas) prevê-se que esteja concluída no próximo World Day of Action – 7 de novembro.
São as Eco-Escolas que fazem o transporte dos testemunhos entre si. A entrega à Eco-Escola seguinte, a EB Arqueólogo Mário Cardoso ocorreu no dia 26 de outubro, com os nossos alunos a levarem a bandeira em carros elétricos (um deles híbrido, elétrico e a gasolina) e com um jipe da GNR a prestar apoio. A Câmara Municipal de Guimarães associou-se à iniciativa com o fornecimento dos carros elétricos em que os Eco-alunos se deslocavam no transporte da bandeira da “Rota dos 20” inter-escolas, num protocolo estabelecido com a Renault, devidamente acautelados pelo jipe da GNR que comandava o cortejo.
Tudo em prol da defesa do ambiente e da criação de um planeta sustentável para gerações futuras.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe