Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Dia da Alimentação – 16 de outubro
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/10/301334 leram | 0 comentários | 880 gostam
Para comemorar o Dia da Alimentação, 16 de outubro, realizaram-se várias atividades de 13 a 16 de outubro.
De 13 a 15, numa parceria da escola com a UCC Sol Invictus, os alunos do 5º ano estiveram envolvidos numa gincana alimentar, com respostas a questões sobre alimentação saudável. Divertiram-se e mostraram os conhecimentos adquiridos sobre o tema.
Houve ainda a degustação de vários tipos de pão com ervas aromáticas, nos intervalos grandes da manhã e da tarde, e distribuição de peras aos alunos do 5ºano.
A 16 de outubro, na cantina, a ementa foi feijoada à transmontana, alimentação saudável- presença de leguminosas (feijão, cenoura e couve- essenciais na alimentação) e método de confeção (guisado que leva muita água e pouca gordura).
Nesse dia, alunos do 8ºA e 8ºD efetuaram um estudo sobre desperdício alimentar na cantina, registando numa grelha criada para o efeito, a percentagem desperdiçada do prato principal no ato de entrega dos tabuleiros. Os resultados exigem uma reflexão e uma mudança nos hábitos alimentares. Cerca de 17% dos jovens ( 50 dos 295 inquiridos) não comeram 50% ou mais da refeição. E era um prato de carne. Se fosse de peixe, o desperdício teria aumentado exponencialmente.
Esta comemoração teve início em 1981 e celebra-se em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões da nutrição e alimentação e assinala a fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, que, todos os anos, aborda o tema. O deste ano era: “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe