Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Dia Mundial da Música faz 40 anos
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/10/01672 leram | 0 comentários | 181 gostam
O Dia Mundial da Música, 1 de outubro, comemorou-se na Escola Básica das Taipas com a presença de três elementos da Ritmos:...
...o Cristóvão, a Catarina e o Rui a tocar na sala dos professores e depois, no Polivalente, para duas turmas do 5º e duas do 6ºano.
Para os professores Vivaldi e Mozart, para os alunos uma miscelânea e alguns desafios musicais que captaram o público e o levaram a participar ativamente na música da Pantera Cor de Rosa. O aluno que adivinhou a música de Mozart tocada pelo trio tocou viola a quatro mãos com o professor.
A Ritmos é um espaço criativo e cultural, situado em Brito, onde a música, a dança e outras artes se juntam num mesmo conceito. O Cristóvão é professor de viola e violino, curso tirado na Metropolitana em Lisboa, e toca em várias orquestras, entre as quais a Orquestra de Guimarães, um projeto da Câmara Municipal de Guimarães, que integra músicos de várias proveniências, para alguns espetáculos por ano. A Catarina é aluna de viola na Universidade do Minho, onde estuda música (instrumento-performance). O Rui concluiu o secundário e para o ano pretende seguir o mesmo curso na UM.
O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, e tem como objetivos: promover a arte musical em todos os setores da sociedade; divulgar a diversidade musical; aplicar os ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências. Faz precisamente 40 anos que se comemora este dia e lendo as citações de Hans Christian Andersen, famoso escritor de histórias infantis- “Onde as palavras falham, a música fala”, do filósofo Friedrich Nietzsche “A vida, sem música, seria um erro” ou de Bono, cantor e músico irlandês, vocalista da banda de rock irlandesa U2- “A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas” somos obrigados a concordar com todos eles. Que seria do mundo sem música?
A Orquestra de Guimarães dá um concerto, no dia 16 de outubro, no Palácio Vila Flor e, a 17 de outubro, em Moreira de Cónegos, pelas 21.30 horas.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe