Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Palestra sobre "Os riscos do consumo de drogas"
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/08/10331 leram | 0 comentários | 135 gostam
No âmbito do Projeto "Educação para a Saúde", em fevereiro, realizaram-se sessões formativas para os alunos do 8ºano sobre “Os riscos do consumo de drogas”. Estas sessões contaram com a colaboração da enfermeira Elizabete Melo da UCC Sol Invictus.
A enfermeira começou por fazer a apresentação das drogas lícitas (álcool, tabaco com restrinções para os jovens) e ilícitas (heroína, cocaína, crack, haxixe, LSD, liamba, krokodil) e falou sobre as influências das drogas no organismo.
Salientou que, hoje em dia, as drogas estão ao alcance de todos, em todos os lados- nos cinemas, nos filmes, nas revistas, na rua... Não há falta de informação, mas a "curiosidade mata" e muitos que apenas querem experimentar, já não conseguem depois largar o vício. A importância do grupo pode ser vital, assim como a dos amigos "verdadeiros" que alertam os adultos para o problema.
As drogas são um problema de saúde, comportamental e social. O jovem não tem consciência do seu problema e dificulta a ajuda. Pode começar por pequenos furtos dentro de casa (associados com agressões violentas aos pais) e fora de casa, a fuga de casa, a pressão do traficante,... Muitas vezes, a solução é afastar o jovem da zona em que vive, passando por uma comunidade terapêutica ou instituição.
Na vida, há que aprender a dizer NÃO.
Quando em situação de risco, os primeiros a alertar têm de ser os pais para depois se poder realizar uma intervenção concertada.
Diz NÃO às drogas!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe