Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Ação de formação- “A violência em meio escolar"
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/08/061475 leram | 0 comentários | 995 gostam
Esta ação creditada, promovida pelo Gabinete Disciplinar, no âmbito do Projeto Ameixa (prevenção), foi realizada em articulação com o Cffh e decorreu em finais de junho e julho, após o fim das aulas, dinamizada pela Drª Ana Salgado da Tribexpert.
Os temas abordados foram a indisciplina / violência escolar, a violência no namoro/ intimidade, o stalking, bullying e cyberbullying. Como já se sabe, o professor é o primeiro responsável pela prevenção e gestão de conflitos, ou seja, pela indisciplina em contexto de sala de aula.
Ana Salgado é especialista em avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem e psicóloga forense junto de crianças e adolescentes e convidou três formadoras, também ligadas à UM, para as sessões temáticas de Stalking (Célia Ferreira), Violência na Intimidade (Andreia Machado) e Cyberbullying (Filipa Pereira).
A adesão excedeu as expectativas do Gabinete Disciplinar e da Direção, até porque foi paga. Foram 47 professores envolvidos numa ação que se prolongou por 8 sessões (3 semanas- 25 horas) e que, sendo um Curso de Formação, teve uma componente prática nele inserida- a elaboração de um projeto de intervenção na escola.
Este curso visava a integração da violência online e offline nas práticas educativas formais e na organização das instâncias educativas, com vista à prevenção das diferentes formas de violência juvenil (indisciplina, delinquência, bullying, violência no namoro) em ambiente escolar. Conhecer o fenómeno, as suas dinâmicas, o perfil dos protagonistas, os principais fatores de risco e de proteção dos jovens é fundamental para saber sinalizar, intervir e reencaminhar de modo eficaz e atempado.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe