Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

CC13 participa no Concurso Expo-Empresa-Júnior
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/08/05410 leram | 0 comentários | 126 gostam
A Comunidade Intermunicipal do Ave, através do projeto Rede de Empreendedorismo do Ave – IN.AVE, implementou a ação de Empreendedorismo nas Escolas pelo 2º ano consecutivo, tendo-se realizado este ano na Póvoa de Lanhoso.
Este projeto envolve mais de mais de 2500 alunos desde o 2º ciclo, passando pelo 3º ciclo e terminando no ensino secundário e profissional.
Para além do Concurso de Ideias que movimentou muitos jovens dos 7 concelhos, houve momento ainda para os alunos do 3º ciclo apresentarem as suas “empresas escolares” na Expo Empresas Júnior realizada no dia 23 de maio, na Póvoa de Lanhoso. Foram 21 turmas que representaram o mesmo número de projetos e cerca de 500 alunos.
A empresa CC13- Cutellaria Artesanal, Lda, organizada na forma de sociedade por cotas assenta em duas vertentes, uma produtiva/ comercial e uma outra formativa/ divulgação. Todos os sócios da empresa frequentavam um curso vocacional em que uma das áreas vocacionais era a cutelaria. Assim aproveitaram os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para produzir artigos de cutelaria de forma totalmente artesanal, utilizando técnicas do início do século XX. Não pretendiam fazer garfos, facas ou colheres para serem utilizadas à mesa mas sim réplicas em metais pouco duros que seriam apenas objetos decorativos.
Estando a escola situada numa zona considerada a “Capital da Cutelaria”, indústria pela qual toda a população tem um carinho muito especial, era o objetivo da empresa fazer a divulgação dessa indústria, considerada por muitos uma arte inicialmente com fabrico totalmente manual e agora completamente mecanizada/ robotizada.
Pretendiam assim, construindo os produtos junto dos possíveis compradores, divulgar a arte da cutelaria, mostrar como se executavam as peças manualmente, sensibilizar/ formar os clientes em que cada um deles poderia participar na confeção da sua peça tornando-a única e com história.
Os alunos receberam diplomas de participação e um acrílico para a Escola.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário