Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

“Doenças Infeciosas: cuide de si e dos outros”
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/08/05740 leram | 0 comentários | 451 gostam
A 22 de julho, realizou-se na EV2 da Escola Básica das Taipas, uma ação de formação para Pessoal Docente e Não Docente pela UCC Sol Invictus (enfermeiras Cristina e Elizabete), subordinada ao tema “Doenças Infeciosas: Cuide de si e dos outros”.
Estiveram presentes 60 formandos sendo que 20% eram professores.
A ação focou a distinção entre doenças bacterianas e víricas e que procedimentos adotar.
As doenças contagiosas são causadas por micróbios ( seres ínfimos invisíveis a olho nu). Os dois tipos principais são as bactérias e os vírus.
Um vírus usa um ser humano como hospedeiro para se multiplicar, não sobrevivendo fora do hospedeiro mais do que uns segundos ou, às vezes uns minutos. As bactérias são muito maiores e existem em todo o lado. Elas existem no intestino, no estômago e até são úteis, pois facilitam a digestão.
Vírus e bactérias podem provocar infeções, cujos sintomas mais gerais são a febre, a fadiga e o mau-estar geral. Se for uma infeção viral, ela acaba por desaparecer naturalmente. Os antibióticos só funcionam contra as bactérias e não contra os vírus.
Foi distribuída legislação sobre as doenças infecto-contagiosas que provocam evicção escolar para evitar que a doença se propague pela comunidade e cause danos, por vezes, irreparáveis: difteria, escarlatina, febre tifoide, hepatite A, hepatite B, impetigo, infeções meningocócicas (meningite e sepsis), parotidite epidémica, poliomielite, rubéola, sarampo, tinha, tosse convulsa, tuberculose pulmonar, varicela.
Que precauções tomar? Lavar as mãos frequentemente, tossir para um lenço de papel, não chegar perto de quem tem uma virose ou febre, vacinar as pessoas normais e os grupos específicos de risco (os asmáticos, os idosos, as crianças…) podem ser formas de prevenir e evitar o contágio.
O outono, o inverno, o tempo seco, são épocas propícias à aquisição de uma doença infecto-contagiosa por transmissão respiratória; os ambientes fechados são locais a evitar.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário