Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

CAMPANHA LAÇO AZUL
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/08/041014 leram | 0 comentários | 180 gostam
A 15 de maio, iniciou-se a Campanha Laço Azul, com a colocação de um laço azul na fachada de todos os estabelecimentos de ensino e/ ou outros edifícios públicos como forma de lembrar a luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, que já haviam vitimado também um outro neto. Como Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos, o azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães pretendeu dar continuidade à história desta avó e demonstrar o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público em geral relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção, na promoção e proteção dos seus direitos.
Desta forma, a CPCJ pediu a colaboração de toda a Comunidade para colocar, na fachada de todos os estabelecimentos de ensino, e ou outros edifícios públicos, laços azuis de enormes dimensões (2 m), como meio de despertar consciências. Assim, o repto foi o de se produzirem o máximo de laços azuis e que se fossem registando, fotograficamente, a evolução dos trabalhos para que, no final, se realizasse uma exposição alusiva à iniciativa.
Todos os laços foram colocados nas respetivas fachadas a 15 de maio, Dia Internacional da Família, pelas 10 horas, lá permanecendo até ao dia 15 de junho. A comunidade não obedeceu a este pedido, porque os laços continuam à porta de muitos edifícios e escolas.
Nesse dia, foi distribuído um flyer alusivo à Campanha do Laço Azul, depois da afixação dos laços, para que houvesse alguma curiosidade sobre os laços e a sua cor, levando a que todos se questionassem sobre o porquê dos mesmos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe