Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Dia do Agrupamento em grande!
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/07/20536 leram | 0 comentários | 150 gostam
No dia 30 de maio, comemorou-se o Dia do Agrupamento, na escola sede, com a participação da comunidade educativa (alunos, pais - encarregados de educação, pessoal docente e não docente).
Este evento visava apresentar uma mostra pedagógica de aprendizagens de qualidade efetuadas na escola e estreitar parcerias com a comunidade envolvente.
Entre as 11h da manhã e as 18h30 houve uma série de atividades em espaços escolares que terminaram com o espetáculo das EB do agrupamento, subordinado ao tema “Sou minhoto, meu rio é o Ave”, em que alunos do pré escolar e do 1º ciclo apresentaram números ligados à ruralidade a que se juntaram a Ana Oliveira e o Eduarda Silva do 9ºE a tocar e a cantar dois temas musicais.
Durante a festa foi entregue, oficialmente, a cadeira elétrica ao Carlos Cardoso, cuja campanha decorrera ao longo do ano na recolha de tampinhas e plásticos e envolvera a comunidade escolar de uma forma muito empenhada.
Através de parceria estabelecida com as diversas juntas das freguesias que compõem o agrupamento tivemos a participação muito animada dos ranchos folclóricos de S. Lourenço e de Longos que integraram alguns alunos nas suas performances, despertando assim a curiosidade e o interesse dos mais novos pelo folclore.
Ao longo do dia, houve um salutar convívio entre elementos da comunidade educativa e parceiros do comércio e empresas locais que se dividiram pelas várias barracas existentes no evento, onde se poderiam degustar iguarias várias e típicas da região, comprar objetos manufaturados pelos alunos (Educação especial) e também, medir a tensão arterial e a glicose, fruto da parceria estabelecida com a UCC Sol Invictus.
Neste dia, estiveram patentes várias exposições: 14ºJogos Florais, subordinados ao tema “Na escola, aprendemos a abraçar o mundo!”, na entrada do Polivalente; clube de fotografia e trabalhos de Educação Visual 3, na BE; em reunião concelhia foi lançado o tema “Festa do Lenço” e, no concurso promovido pela BE “Lenços com História”, teve a participação de 74 pais/ encarregados de educação, cerca de 10% dos encarregados de educação da comunidade educativa do nosso agrupamento, estando os lenços expostos na rampa que conduzia ao recinto do espetáculo;exposição de trabalhos de História- 1ªGuerra Mundial-polivalente e trincheira à entrada da escola ; exposição de cutelarias (Herdmar) e dos trabalhos do VOC; Ateliê livre de pintura na Sala de Estudo e exposição de trabalhos. No laboratório, estiveram patentes várias experiências apresentadas por alunos do 9ºE e 9ºF, subordinadas ao tema “Isto é ciência!” que foi muito visitada.
Foi um dia animado, bem-humorado e de partilha de saberes e sabores. Para o ano há mais, prevendo-se mais variado e preenchido. Até lá!

Vejam o vídeo!


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe