Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Jogos Florais 2015- com fotos e vídeo
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/06/19619 leram | 0 comentários | 214 gostam
A 14ª edição dos Jogos Florais, sob o tema “ Na escola, aprendemos a abraçar o mundo", decorreu, no Agrupamento de Escolas das Taipas, de janeiro a maio de 2015 e a entrega dos prémios foi no último dia de aulas.
A exposição dos trabalhos selecionados fez-se na entrada principal da escola-sede e esteve patente desde o Dia do Agrupamento -30 de maio até ao dia 9 de junho de 2015.
Houve várias modalidades:
-Texto Coletivo “O Mundo visto pelas crianças”-1ºciclo. O texto (um por turma) deveria focar a visão que os jovens têm do mundo atual, o que é bom e o que é mau. Se a escola quisesse optar pela realização de um vídeo ou de um PPT com todos os trabalhos, poderia fazê-lo.
-Ilustração «Na escola, aprendo a abraçar o mundo»- 1ºciclo e Educação Especial. O tema para a ilustração apontava para a escola multicultural. O mundo não é apenas o nosso cantinho, a nossa casa. Esta modalidade destinava-se aos alunos do pré-escolar, 1º ciclo e alunos da EE. Os trabalhos do pré-escolar deveriam ser coletivos e tridimensionais. A ilustração poderia utilizar técnicas variadas e mistas- colagens, pintura, materiais recicláveis. Esta modalidade da ilustração é sempre muito concorrida e os pequenos artistas primam pelos trabalhos apresentados.
-Conto “Encontro com um extraterrestre” para o 2º ciclo. Foram premiados os alunos: Edgar Leite (5E) e Margarida Araújo (6D) com o 1º lugar ex-aequo; o Diogo Pereira (5ª), o João Cravo (5B) e o João Pedro Martinho (5B) ficaram em 2º lugar ex-aequo; a Raquel Soares (5B), a Filipa Ferreira (5B) e a Gabriela (6 A) arrecadaram o 3º lugar ex-aequo. Também foram atribuídas oito menções honrosas: Inês Silva (6. A), Pedro Miguel Silva (5E), Leandro Ferreira (6 A), Pedro Ribeiro (6 A), Eva Fátima Jacinto (5 A), Beatriz Alves (5B), Francisco Matos (5C) e Ricardo Freitas (6 A). Os trabalhos feitos mostraram o bom trabalho realizado a língua portuguesa, nomeadamente no que respeita ao texto narrativo.
-Ensaio “Haverá vida noutros mundos?” para o 3º ciclo. 1º lugar- Liliana Freitas 8C, 2º ex-aequo- Jose Luís Gomes e Paulo Ferreira 8C; 3º ex-aequo- Daniela e José Pedro Marques 8C e Nelson Silva 9D. Menções honrosas para o Diogo Silva 9D, Bruna Gomes 8C, Nelson Silva 9D, Sofia Ribeiro 8C, Maria João 8C, Bruna Silva 9G e Vera Ribeiro 8C.
-Criação de slogans ilustrados individuais subordinados ao tema «QUE BELO É O NOSSO MUNDO!», «Comme il est beau notre monde!», «What a wonderful world!», «Qué hermoso es nuestro mundo!” . Esta modalidade destinou-se aos alunos dos 2º e 3º ciclos. Houve grande participação dos alunos do 2ºciclo a Português e Inglês. A participação dos alunos do 3º ciclo em Português, em Francês e em Inglês foi em maior número este ano. De notar que os prémios foram atribuídos conjugando o slogan com a ilustração e valorizando, como não podia deixar de ser, a ilustração/ desenho feito pelos alunos que não recorreram a fotografias da Net.
Eis os premiados do 2ºciclo:
a Português: 1º lugar ex-aequo- “Dar estrelas ao céu, anima a vida no mundo”- Carolina-5C e “O Mundo em união faz sentir o coração”- Márcia- 5C; 2º lugar ex-aequo- “Se uma faísca de luz surgir é uma estrela a rir”- Beatriz-5C e “Sentir, olhar e abraçar; dar as mãos e partilhar”- André- 5C; 3º lugar ex-aequo- “Mundo cheio de descobrimentos e de bons momentos”- Mafalda-6D e “Sol, céu emar é natureza, o mundo é a nossa beleza”- Marta- 5C. Houve imensas menções honrosas: Joana 5E, Viviana- 5 A, Ricardo André 6D, José Pedro 5D, Francisco 5C, Lara 5 A, Gabriel Ferreira 5 A, Diana 5C, Carolina 5D, Francisco 5D, Rafael 5D, Diana 5D, Eva 5 A, Filipa 5B, Diana 5E e Bruna 5E.
a Inglês: 1st prize- “The world is beautiful. Look around you” Mafalda 6C; 2nd prize- “I love the world because I feel it!” Camila 6E; 3rd prize- “Earth is our home!” Ema Martinho 5E, “The world is full of little joys!” Francisca 6F e “A better world depends on us” Inês 5F. Foram atribuídas Honorable Mentions aos alunos: Carlos Alberto 6E, Anita 6 A, Filipa Ferreira 5B, Ana 6F, Anita 6F, João Martinho 5B, Marta 5F, Anabela 6E, Francisca Costa 6F e Margarida Araújo 6D.
Quanto ao 3º ciclo:
a Português- 1ºlugar- “O nosso mundo é poesia em movimento…”- Liliana 8C; 2º lugar ex-aequo- “”O mundo, a minha, a tua, a nossa casa!”- Claúdia 8C e “Sê feliz, pois vives num jardim em flor!”- Leonor 7C; 3º lugar- “Abre os olhos e vê o mundo, abre o coração e sente-o!”- Daniela 8C. Menções Honrosas atribuídas: Sofia Rafaela 8C, João Pedro 8C, Maria João 8C, Paulo Ferreira 8C e Micael 7C.
a Francês- 1ère place- “Le monde n’est pas une question. C’est la réponse!”- Maria João Rodrigues 7C; 2ème place ex-aequo- “Um monde en pleine beauté à toi de le créer!”- Liliana 8C e “Un beau monde? À nous de le construire!”- Daniela 8C; 3ème place ex-aequo- “Arrête! Apprécie la beauté du monde et souris!”- Leonor Silva 7C e “Ensemble pour un monde meilleur”- Eduarda Mendes 8F. Também foram atribuídas Mentions Honorables- Marta 7C, Cláudia- 8C, José Pedro 8C, Ana Beatriz 7C e a Cátia do 7C.
a Inglês- 1st prize- “The world is the melody of our soul!”- José Pedro Marques-8C, 2nd prize ex-aequo- “We work as a team, because the peace is our dream!”- Ana Luísa 8F e “My world is the best, it is our perfect nest!”- Nelson Almeida 7D; 3rd prize ex-aequo- “Our world is our dream!” – Érca Freitas 8 A e “Do you want a better world? Build it!”- Margarida Fernandes 8F. Receberam Menções Honrosas: João Tomás 7D, Eduarda Mendes 8F, Liliana 8C, Daniela 8C e Cláudia 8C.
-Foot-Paper “A Escola no concelho, no mundo”- Esta atividade, integrada nos Jogos Florais, foi da responsabilidade do grupo de CN2MAT2. Desenrolou-se, mais uma vez, na montanha da Penha , onde os alunos realizaram o percurso. Adoraram andar no trem e o piquenique no parque de merendas e fizeram críticas muito positivas. Deste vez, o S.Pedro foi cúmplice e os alunos puderam usufruir de um dia maravilhoso. Esta modalidade destinou-se a alunos do 2º ciclo (5ºano), cabendo a decisão dos anos de participação aos professores envolvidos, tendo as turmas ficado assim escalonadas: 5ºB (1ºlugar), 5ºD (2º lugar), 5ºA (3º lugar), 5ºF, 5ºC e, finalmente, 5ºE.
A modalidade “Caça ao Tesouro”, um questionário para cada um dos anos dos 2º e 3º ciclos, não encontrou eco por parte dos alunos. No 5ºano, responderam 3 alunos: a Carolina e o Francisco do 5C e o Pedro Gouveia do 5D; no 6ºano, responderam 2 alunos: a Débora do 6 A e a Mafalda do 6C; no 7ºano, não houve participação; no 8º ano, responderam: a Sara Silva, o Gabriel Ribeiro e a Vera Machado do 8B, a Ana Raquel Castro do 8D e 22 alunos do 8C: o José Luís, o Duarte Fonseca, a Vera Ribeiro, a Djany Monteiro, a Margarida Pereira, a Augusta Beatriz, o José Pedro Marques, a Sofia Ribeiro, a Inês Ribeiro, a Cláudia Ferreira, a Liliana Freitas, o João Pedro Cunha, a Diana Sofia, a Maria João, o Gonçalo Oliveira, o Afonso Ferreira, o José Faria, a Bruna Gomes, a Daniela Macedo, o José Badim, a Inês Loureiro e a Ana Catarina Rodrigues; no 9ºano, também ninguém respondeu ao questionário.
Este ano, para além dos Certificados de Participação, os alunos premiados receberam troféus, pens, porta-chaves gravados e pins do agrupamento.
Esta atividade, que se realiza desde a constituição do AET, tem eco na comunidade escolar e não só, pois a exposição (também aberta no Dia do Agrupamento) patenteou quanto de bom se faz e fez nas escolas que o constituem e os alunos adoraram ver os seus trabalhos expostos e participar em atividades diferentes.


Vê o vídeo no Youtube:


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe