Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Ação de formação “Comportamentos de Risco”
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2012/04/182648 leram | 0 comentários | 1354 gostam
“Comportamentos de Risco” foi o nome da ação informativa/ formativa realizada na Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas, a 17 de abril de 2012, pelas 19 horas, promovida pelo Grupo Temático Crianças e Jovens da rede social de Guimarães.
Perante uma assembleia numerosa (cem pessoas), os palestrantes procuraram alertar professores e agentes educativos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico dos agrupamentos de escolas das Taipas, de Ponte e de Briteiros para a premência da identificação precoce de comportamentos de risco e fatores predisponentes.
Estes encontros em rede pretendem ser um canal eficiente na prevenção do perigo e risco das crianças e dos jovens no combate à pobreza e à exclusão social pela promoção do desenvolvimento social local e articulam diferentes parceiros públicos e privados.
Para além do Conselho Local de Ação Social (CLAS) e das Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF), a rede social de Guimarães organiza-se em torno de grupos temáticos que integram instituições com problemáticas comuns que refletem cobre as suas práticas, partilham informação, recursos e instrumentos e identificam oportunidades de melhoria e qualificação.
O Grupo Temático Crianças e Jovens, constituído pelo Núcleo de Apoio às Crianças e Jovens em Risco do Centro Hospitalar do Alto Ave, Núcleo de Apoio às Crianças e Jovens em Risco do Agrupamento dos Centros de Saúde Guimarães / Vizela e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Guimarães, instituições que estiveram representadas na mesa (Drª Paula Oliveira- assessora do presidente da Câmara Municipal de Guimarães; Drª Isaltina Vitorino- assistente social; Dr. Vasco Moreira- psicólogo, Drª Margarida Pereira – CPCJ e Drª Maria João Vieira- Centro Hospitalar do Alto Ave) escolheu como uma das prioridades de intervenção: “Contribuir para a informação dos profissionais de diferentes serviços, no âmbito da promoção dos direitos das crianças e jovens”, promovendo estes encontros em rede.
Em 2011, as ações incidiram sobre “Prevenção de Maus-Tratos em Crianças” e, em 2012, estão a incidir sobre a temática “Comportamentos de Risco”.
A sessão foi muito proveitosa, ficando bem demarcada a posição das escolas enquanto instâncias de 1º nível para a deteção de maus tratos e comportamentos de risco em crianças e jovens e intervenção na procura de solução ou sua sinalização e/ou encaminhamento para outros serviços (CPCJ, Ministério Público).

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe