Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

“Encontro com…Taipas nos séculos XIX e XX”
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/05/141278 leram | 0 comentários | 1001 gostam
Durante o passado mês de abril, o professor António José de Oliveira apresentou na Biblioteca Escolar da Escola Básica das Taipas quatro sessões dedicadas à temática “Encontro com…Taipas nos séculos XIX e XX”.
Nestas sessões, que abrangeram todas as oito turmas do 7ºano, revisitou-se o passado de Caldas das Taipas, desde os finais do século XIX, conhecendo-se particularidades desse passado que remonta a um período áureo da vila como estância termal e turística, muito frequentada pelas elites locais e nacionais da época.
Ilustraram-se espaços fundamentais dessas vivências, através de fotografias e documentos inéditos da época, como por exemplo, os equipamentos hoteleiros - o Grande Hotel Vilas, o Hotel das Termas, o Hotel Taipas e o Hotel Braga, bem como equipamentos de lazer/turismo - piscina, campos de ténis, ringue de patinagem, o Turismo Hóquei Club das Taipas, balneários termais, parque de campismo e a praia fluvial.
Abordou-se igualmente o centenário da inauguração da igreja matriz e os 75 anos de elevação de Caldas das Taipas à categoria de vila.
Esta iniciativa foi organizada pela Biblioteca do Agrupamento de Escolas das Taipas, integrando-se no Plano de atividades do Agrupamento.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe