Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Segurança na Internet para os mais pequenos
Por Vitor Rocha (Professor), em 2013/02/22895 leram | 0 comentários | 258 gostam
Este ano, a BECRE associou-se ao Clube de Proteção Civil da EB23 e foi às escolas do 1º ciclo do Agrupamento falar de segurança na Internet.
Têm 9 anos!
Estão no 4º ano!
Mas todos têm conta de e-mail!
Como, se o sistema só permite criar uma conta com mais de 13 anos?
Bem, ao preencherem o formulário necessário à criação de uma conta, "mentiram" no ano de nascimento.
Então, se eles mentiram... outras pessoas podem fazer o mesmo! Só que em vez de dizerem que são mais velhos, como eles, dizem que são mais novos... assim, tipo uma pessoa de 50 anos dizer que tem 13, ou um homem dizer que é mulher!
Este foi o ponto de partida para a conversa com os mais novos no sentido de os alertar para a necessidade de usar a Internet com o respeito que devemos àquilo que não controlamos.
Este ano, a BECRE associou-se ao Clube de Proteção Civil da EB23 e foi às escolas do 1º ciclo do Agrupamento falar de segurança na Internet. Durante dois dias, na comemoração do Dia da Internet Segura, que teve lugar a 5 de fevereiro, os alunos do 4º ano puderam tomar conhecimento de que, se a Internet é importante na nossa vida, hoje em dia, e praticamente não podemos passar sem ela, nós não a controlamos, mas também não devemos deixar que ela nos controle. Para isso, pegando no slogan da comemoração deste ano "Liga-te, mas com respeitinho", falámos com eles no que devem e não devem fazer e nas regras básicas de segurança: não falar com estranhos e, se forem contactados por desconhecidos, contar a um adulto. Às vezes, uma simples ação de contar a quem de direito, é o suficiente para nos colocarmos a salvo de problemas, ou de situações mais delicadas.
Para melhor ilustrar a mensagem, foram projetados alguns spots animados, que mesmo com a barreira da língua brasileira, mantiveram a assistência atenta e focalizada no objetivo: navegar, mas com confiança e de forma segura.
Finalmente, todos eles assumiram o compromisso de nunca divulgar informações pessoais por via de chats ou em murais de sites sociais, bem como de não publicar fotografias pessoais que os identifiquem num local específico e, acima de tudo, contar sempre aos pais, ou a um adulto de confiança, toda e qualquer situação de tentativa de contacto via Internet por parte de pessoas que eles não conhecem pessoalmente, mesmo que lhes pareça que é alguém da idade deles.
Um par de horas muito proveitoso!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe