Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Segundo espetáculo de rua da CEC Guimarães 2012
Por José Fonseca (Professor), em 2012/03/251145 leram | 0 comentários | 272 gostam
Assistimos, no sábado à noite, ao segundo capítulo do espetáculo de rua dos La Fura dels Baús intitulado "Tempo para Criar". As ruas de Guimarães voltaram a encher-se de milhares de pessoas para verem este espetáculo maravilhoso!
Desta vez, fomos bem sucedidos e conseguimos acompanhar este evento “andante” desde o Toural até à Mumadona.
A encenação abriu com um anjo criador que desceu lentamente a muralha que tem inscrito “Aqui nasceu Portugal”. A cena seguinte decorre dentro de dois tanques com imagens associadas ao nascimento da vida no planeta Terra, e da nossa nação; este episódio termina tingido de vermelho, tanto nos tanques como na fachada da muralha. A voz de uma criança lembrou-nos que “Com sangue se escreve a História da Humanidade”, remetendo-nos o pensamento para as lutas da fundação da nação.
Criado o Condado Portucalense, foi em ambiente de festa (som, luz, e malabaristas) que progredimos no tempo, até chegarmos ao “Gigante” que evoca os feitos gigantescos dos portugueses nos descobrimentos marítimos.
Ainda em ambiente festivo, evoluímos no tempo até à atualidade. Nesta terceira fase, que se cumpriu no Campo da Feira, fomos confrontados com uma reflexão, na qual a rotação de uma roda suspensa nos reporta para a sucessividade dos dias, qualquer que seja a criação.
Essa roda enorme, depois de descer ao solo, subiu, surpreendentemente, pela avenida Alberto Sampaio até chegar à Mumadona. Esta escalada foi efetuada com a força braçal de homens; está plasmado o nosso futuro, o esforço no caminho que os portugueses terão que trilhar para atingirmos novamente o topo!
Felizmente, desta vez, o espectáculo tinha bastante mais conteúdo do que o primeiro, e o fato de se ter desenrolado ao longo de um percurso foi importantíssimo. Adorei este segundo capítulo do espetáculo da CEC Guimarães 2012, nomeadamente, os episódios da História que se foram contando. E que podemos interpretar, segundo a sensibilidade de cada um, proporcionando-se à reflexão e ao dialogo.
Para ver ou rever o espetáculo "Tempo para Criar" clique no vídeo.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe