Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Sebastião Peixoto na EB Taipas
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/11/25891 leram | 1 comentários | 245 gostam
O ilustrador Sebastião Peixoto, ilustrador do livro “Os Guardiões da Floresta”, no dia 7 de novembro, falou sobre o processo da ilustração aos alunos do 5ºE e a duas turmas do 3º ano da Escola do Pinheiral, na BE.
Logo no início da sessão, os meninos do 3º ano do Pinheiral cantaram uma música “Cava Covas”, baseada no livro com o mesmo nome.
Marcos Ferreira, um dos alunos, ofereceu um cartaz à Biblioteca da Escola das Taipas sobre o livro “Os Guardiões da Floresta”, feito essencialmente com colagens.
Para além de mostrar as ilustrações que fez, hoje utilizando o Photoshop, o ilustrador foi desenhando (uma menina com um coala às costas a caminhar no meio de um campo) respondia às perguntas dos jovens. Nos desenhos utilizou barras de grafite diluídas em água. Referiu que, para fazer a ilustração de um livro, tem de o ler muitas vezes e tem de saber tudo sobre ele e pode levar quatro a cinco horas para fazer uma página.
Mostrou depois um livro e falou da distribuição do texto pelas páginas, nas guardas onde nunca aparece texto e que têm como função segurar os cadernos que o compõem à capa e contracapa e mostrou a tirinha de cartão que é a lombada. Mostrou ainda a página que, normalmente aparece no início com a informação sobre o livro- paginação, código de barras, logótipo da editora, edição, impressão, nº de série…
Confessou que o livro que mais gostou de ilustrar foi “O Homem da Nuvem Escura” e que o que está a ilustrar agora se chama “As cinco ânforas de ouro”.
Aconselhou os alunos que gostam de desenhar a desenharem muito para melhorarem e aperfeiçoarem a sua técnica cada vez mais.
No desenrolar da conversa, ficamos a saber que o ilustrador tirou o curso de pintura, na Universidade do Porto.
No fim da sessão, o ilustrador autografou o livro "Os Guardiões da Floresta" que vários alunos compraram.

Mais Imagens:

Comentários
Por Leonor Silva (Aluna, 9ºB), em 2014/11/27
Eu estive presente na apresentação do livro e achei-a bastante engraçada.

Leonor Silva
7ºC

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe