Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

No Parque Eólico de S.Paio e Barragem do Lindoso
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2012/05/16968 leram | 0 comentários | 170 gostam
Os alunos dos CEF (Eletricista de Instalações e Operador de Informática) foram visitar o Parque Eólico, em Vila Nova de Cerveira, e a Barragem do Alto Lindoso, a 8 de maio, tendo almoçado em Viana do Castelo.
Com a visita pretendia mostrar-se aos alunos em termos muito gerais como funciona uma central hidroelétrica, como se transforma energia hídrica em energia elétrica. Os alunos ficariam com uma noção do funcionamento de uma central eólica e ficavam a conhecer um aerogerador e o seu interior e quais os equipamentos que compõem uma central elétrica.
Inaugurado em 2006, o Parque Eólico de S.Paio, em Vila Nova de Cerveira, com cinco aerogeradores, integra um megaprojeto ( o maio projeto eólico em toda a Europa) que, nos próximos anos, fará nascer cerca de uma dezena de parques do género na região do Alto Minho e permitirá que a região se assuma como exportadora de eletricidade. O aerogerador é um equipamento que se tem popularizado por ser uma fonte de energia renovável e não poluente, embora nas proximidades dos parques eólicos seja detetada poluição sonora, devido ao ruído produzido, e há quem os considere também poluição visual.
O aproveitamento do Alto Lindoso, no rio Lima, é, atualmente, o mais potente centro produtor hidroelétrico instalado em Portugal, dentro do Parque Nacional de Peneda-Gerês. Os seus dois grupos geradores – 317MW no veio da turbina de cada grupo – são as mais potentes unidades de produção de energia elétrica instaladas em Portugal. É também uma das mais altas construções de Portugal.
A antiga Central de Lindoso (entrada em serviço em 1922) foi o primeiro grande centro produtor hidroelétrico instalado em Portugal e, ainda hoje, continua em funcionamento.
Foi uma visita muito produtiva e rica em experiências novas.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe