Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Jogos Florais 2013
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2013/05/29850 leram | 1 comentários | 218 gostam
Os Jogos Florais, sob o âmbito do Projeto Curricular "Aprender a identidade. Descobrir o futuro", decorreu no Agrupamento de Escolas das Taipas de janeiro a abril de 2013.
A exposição dos trabalhos selecionados fez-se na entrada principal da escola-sede e esteve patente, também, na Festa da Escola "Um dia na Escola em Família", que ocorreu no dia 25 de maio.
Houve várias modalidades:
-Texto Coletivo “A Escola que frequento- o passado e o presente”:
Texto coletivo (1º ciclo) sobre “A Escola que frequento” (o passado, o presente). Os textos deveriam versar sobre a escola e podiam ser feitos com base em entrevistas, em recolhas feitas pelos aluno (fotografias, depoismentos…), em desenhos… Se a escola quisesse optar pela realização de um vídeo ou de um PPT com todos os trabalhos, poderia fazê-lo.
Houve alguns trabalhos dos alunos do 1º ciclo bem interessantes emque falavam da escola do presente e da escola do futuro de que realço o texto apresentado na lousa da Escola de Vieita com uma recolha de depoimentos de pessoas nascidas antes do 25 de abril sobre a escola de então: o ensino não era obrigatório, pois Salazar não queria as pessoas letradas; parte das crianças não frequentava a escola, ficando analfabetos;os meninos deficientes não iam para a escola porque os pais tinham vergonha de mostrar os seus filhos, sendo uma das dficiências mais frequentes a cegueira por má alimentação (falta de vitamina A); as escolas eram em pedra e estavam em mau estado dec conservação; as salas eram aquecidas com lareiras a lenha ou braseiras que os alunos levavam; outras não tinham aquecimento; poucas possuíam casas de banho; usavam-se lousas, quadros, cadernos simples, lápis de carvão, poucos livros e resina a servir de cola; o livro era o mesmo para todas as escolas do país;os miúdos andavam rotos e descalços e os mais ricos calçavam socas;as escolas funcionavam só num turno e havia escolas onde uma turma tinha todas as classes; o ensino pré-escolar não existia; as mochilas eram de pano ou lona; as metodologias de ensino eram simples- ou aprendiam porque estavam concentrados ou... graças às inúmeras reguadas; "Deus, Pátria e Família" era o slogan, com as palavras segundo a ordem de importância; todos os dias se rezava na sala de aula onde havia um crucifixo; as principais disciplinas eram português e matemática e os alunos faziam exames orais e escritos; nos ditados, se os alunos dessem erros "apanhavam"; as tavuadas tinham de estar na ponta da língua; no recreio havia: jogo das travesseirinhas, jogo das caçadas, jogo dos presentes, jogo do galo, jogo da macaca, jogo do pião, jogo dos botóes, jogo da corda, jogo da malha, jogo do arco (com um aro de metal), jogar à bilharda (com paus), aos pecados (com uma bola de ténis), jogar com uma bola feita de trapos e também jogavam à mãe velha; os alunos merendavam geralmente ao chegar a casa comendo fruta e/ou pão centeio com ovos batidos; o rspeito era muito e se os alunos se queixassem aos paia ainda "apanhavam" mais; registos fotográficos eram raros.
-Ilustração «A MINHA ESCOLA»:
O tema para a ilustração era a «A minha Escola». Esta modalidade destinava-se aos alunos do pré-escolar, 1º ciclo e alunos da Educação Especial. Os trabalhos deviam ter as medidas A5 (folhas de papel cavalinho branco) e deveriam ser individuais. A sua exposição fez-se na própria árvore por eles arranjada para a exposição de pequenos trabalhos ao longo do ano.Os trabalhos do pré-escolar deveriam ser coletivos e tridimensionais.
A ilustração poderia utilizar técnicas variadas e mistas- colagens, pintura, materiais recicláveis. Esta modalidade da ilustração é sempre muito concorrida e os pequenos artistas primam pelos trabalhos apresentados.
-Conto “Sabes quem eu sou?”:
Usando a personificação, os alunos fazem alguma pesquisa e põem a escola a falar sobre o seu passado e a fazer previsão sobre o seu futuro “Nasci…”
Os alunos poderiam optar por um vídeo ou PPT na 1ª pessoa e os trabalhos podiam ser coletivos. Esta modalidade para os alunos dos 2º e 3º ciclos e serão da responsabilidade dos profs de LP, EV, ET, TIC ou outros.Apenas se recebeu um video do José Ribeiro do 6ºD com um passeio pela Escola Básica das Taipas. Os contos foram numerosos e alguns bem engraçados. Foram premiados os alunos: 1º lugar ex-aequo- Diana Marques do 5ºD e Sofia Ribeiro do 6ºC; 3ºlugar ex-aequo- Duarte Fonseca e Daniela Macedo do 6ºC; menções honrosas- Nelson Anutunes do 6ºA, José Pedro Marques do 6ºC, Letícia Fonseca do 5ºD e João Pedro do 6ºA. O 3º ciclo teve uma participação reduzida, contando apenas com a turma do 8ºB e do aluno Amadeu Júnio de Castro do 8ºH que foi o único conto com qualidade para receber o 1º prémio.
-Rally-Paper “A Escola no concelho”
A escolha das atividades/ tarefas, a elaboração dos percursos e questionários, a constituição dos grupos, a calendarização das provas a realizar foi da responsabilidade do grupo de CN- 2º ciclo. Esta modalidade destinou-se a alunos do 2º ciclo (5ºano), cabendo a decisão dos anos de participação aos professores envolvidos.Mais uma vez o percurso levou os meninos para a Penha.
-Criação de slogans ilustrados individuais «A MINHA ESCOLA É A MELHOR», «Mon école est la meilleure», «My school is the best», «Mi escuela es la mejor.» ( 2º e 3º ciclos). Esta modalidade destinou-se aos alunos dos 2º e 3º ciclos e houve apenas uma participação de uma aluna em inglês (3º ciclo), a Carlota do 9ºH e o Rui do 8ºA a francês. A participação dos alubos do 3º ciclo em português ficou-se praticamente pelo 8ºB que arrebatou todos os prémios, tendo havido uns três ou quatro de outras turmas.Eis os premiadosdo 2ºciclo, a Português: 1º "A minha escola abre, eu sigo!" do José Pedro Marques e Liliana Freitas do 6ºC; 2º "Com régua e lápis, um futuro a traçar" da Ana Raquel do 6ºD;
3ºex-aequo- "Uma Escola conquistar, um futuro ganhar" da Ana Beatriz do 6ºD e "Para um dia vencer... a escola devo conhecer" da Débora do 6ºB. Menções Honrosas:"A minha escola faz-me ver para além do horizonte" de Leonor Silva do 5ºD. Inglês: 1º "My school is the best because it makes me fly!" da Leonor Silva do 5ºD e "From my school I willleave with a future" de Sandra do 5ºB; 3º ex-aequo- EB das Taipas is the best school of the world. My school is the best because it has the best teaching methods" sem nome e "My school is the best, because it's the way to win" da Vera Silva do 6ºA. Slogans do 3º ciclo em português: 1ºex-aequo- "Escola, uma equação a resolver" do Luís Lopes e "Escola, um trampolim para o futuro" da Sara Silva do 8ºB; 3ºex-aequo- "Escola, um livro que deves ler" do João Carlos e "EB23 das Taipas, há 41 anos a ensinar o futuro" do César Henrique do 8ºB; 5ºex-aequo- "Escola, uma luz ao fundo do túnel" do Pedro e "Escola, o alicerce do futuro" da Vera Marques do 8ºB. Houve ainda a menção honrosa do Pedro "Na escola para aprender a ser" do 8ºB.

Podes ver um cheirinho no ISSUU que se segue:



-Em parceria com a BECRE, um trabalho sobre “O mar- da descoberta à construção da nossa identidade espalhada pelos continentes”: Ensaio, conto ou PPT/ vídeo.
Para todos os alunos e professores.Apenas concorreu a professora Teresa Portal. Eis o trabalho:



O José Ribeiro do 6ºD e os seus amigos fizeram este pequeno vídeo:


Mais Imagens:

Comentários
Por Mário António Rodrigues (Professor), em 2013/06/05
Que linda ficou a entrada da Escola com a mostra dos trabalhos feitos! A elevada participação de todas as escolas do Agrupamento mostram a nossa vitalidade e a certeza de que estamos no rumo certo.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe