Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Concursos de Leitura Expressiva
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2013/03/13712 leram | 0 comentários | 204 gostam
No âmbito da Semana da Leitura, o 3º ciclo realizou nos dias 11, 12 e 13, Concursos de Leitura Expressiva para cada um dos anos de escolaridade.
No dia 11, pelas 13.30 horas, os alunos do 7ºano leram Contos Tradicionais. Foram dez concorrentes e os três primeiros classificados ficaram assim distribuídos: Hugo Ribeiro e Inês Gama do 7ºG (respetivamente nos 1º e 2º lugares), Joana Ferreira do 7ºD no 3º lugar.
No dia 12, pelas 15.00 horas, os dezassete selecionados do 8º ano leram Poesia , tendo abarcado alguns grandes poetas portugueses como Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Torga, Augusto Gil, António Gedeão, Florbela Espanca, Bocage,… A classificação foi a seguinte: Elsa Isabel do 8ºG e Pedro Faria do 8ºC no 1º lugar ex-aequo e a Joana Garrido do 8ºH e o Felipe Muniz do 8ºC no 3ºlugar ex-aequo. Como os alunos fizeram leituras muito semelhantes, as pontuações ficaram muito próximos, o que justifica as classificações ex-aequo.
No dia 13, pelas 15.00 horas, os catorze alunos do 9ºano leram excertos de alguns episódios d’Os Lusíadas ou alguns poemas a eles ligados. Os classificados nos três primeiros lugares sobressaíram, tendo ficado destacados na pontuação atribuída. Assim sendo, classificou-se, em primeiro lugar, a Carlota Afonso do 9ºH, em segundo, o Francisco Araújo do 9ºH e, em terceiro, a Sandra Silva do 9ºE.
No intervalo desta sessão do 9ºano, a Andreia Martins do 8ºD leu uma poesia da sua autoria:

Da mesma cor dos diamantes do oceano,
Olhos que nada mais eram senão espelhos de alma perdida na treva;
Deles escorreu sob a forma de lágrima,
Todo desespero antes aprisionado;
Qual vestígio de traição e dor,
Vestígio de saudade,
Vestígio de lembrança nunca esquecida.

O terror profundo,
Tomou assim na noite gótica,
Forma humana, feminina e bela;
Dos seus olhos via-se a treva,
O negrume mais negro que o céu que a envolvia,
A profunda depressão,
A exaustão que não consegue dormir.

Um trovão ripostou uma última vez,
Ela foi envolvida pelas ondas do mais fúnebre dos mares;
O céu chorou então a partida de alguém.


Os alunos foram selecionados em cada uma das turmas pelos professores da disciplina de Português entre os melhores alunos ou entre aqueles de boa vontade que se interessaram por participar.
Aos primeiros classificados foram atribuídos diplomas e livros oferecidos pela BECRE, tendo também todos os outros recebido diplomas de participação.
O Júri teve três elementos permanentes: Mário Rodrigues-diretor do AET, Teresa Portal- subdiretora do AET, Teresa Castelo Branco- coordenadora da BECRE, sendo coadjuvados ao longo dos diferentes dias por professores do subdepartamento de português- Martinho Afonso (coordenador do Departamento de Línguas), Manuela Fernandes, Paula Carneiro, Nair Ferreira e Teresa Lopes.
Na foto, os premiados do 9ºano.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe